sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Desde o ano passado que se comemora em Outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar por decisão da IASL em Dezembro de 2007.Este ano o tema é "The Big Picture - O panorama".

O objectivo primordial desta celebração é o de valorizar o papel da Biblioteca Escolar na educação das crianças e jovens; de facto, trata-se de um espaço que, ao facilitar o acesso a livros, revistas e jornais, representa um complemento de aprendizagens, visando o desenvolvimento da literacia.

A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu, por sua vez, que a última segunda feira do mês de Outubro seria o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão. O dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.

O nosso Agrupamento o dia 26 de Outubro será assinalado com a inauguração da Biblioteca Escolar da EB1/JI de Horta de StºAntónio.

Para além deste grande acontecimento as equipas das Bibliotecas Escolares do Agrupamento agendaram duas iniciativas, que irão envolver os alunos dos vários ciclos e que decorrerão em simultâneo em todas as escolas do Agrupamento, a saber:

- DIA 26:
2º e 3º ciclo

Identificação de todas as salas com o nome de um Nobel da lista dos premiados pelo Nobel e nas aulas de Formação Cívica, far-se-á uma pesquisa sobre a individualidade em questão

Pré - Escolar e 1ºciclo
Identificação de todas as salas com o nome de um escritor e cada turma também irá fazer um pequeno trabalho de pesquisa sobre o escritor em questão.

Será colocada uma “placa” na porta de cada sala, na mesma altura em todas as escolas do Agrupamento.

- DIA 28
Estafeta de Leitura
Nas escolas do Agrupamento, um elemento da equipa da Biblioteca Escolar no 2º/3º ciclo( Prof. Aurélia) e outro no 1º ciclo ( Educadora Paula Rute) irá percorrer todas as salas onde será lido um breve texto (história,poema, quadra, adivinha, lengalenga...). Efectuada a leitura na primeira sala, será seleccionado um aluno para acompanhar o adulto até outra sala onde será ele a proceder à leitura. Será, então, escolhido outro aluno que irá, por sua vez, ler à sala seguinte e assim sucessivamente...

E ainda....
- Na Biblioteca Municipal - Palavras Andarilhas;
- Exposição "Panorama" na Biblioteca Municipal de Loulé;

-Elaboração e oferta de marcadores de livros.