Os alunos do 3.º ano da EB1 Mãe Soberana participaram com entusiasmo numa sessão de leitura da obra "O Tubarão na Banheira", de David Machado, realizada na Biblioteca Escolar. A atividade, integrada nas Dinâmicas de Autonomia Curricular (DAC), foi conduzida pela professora bibliotecária, com a colaboração das professoras titulares de turma.
Os alunos mostraram-se curiosos ao explorar a capa e a contracapa da obra, identificando o autor, o ilustrador e a editora e ainda outros elementos existentes nas mesmas. Houve uma breve apresentação da ficha técnica, com referência às informações constantes na mesma.
Durante a leitura, a professora bibliotecária deu especial realce às palavras destacadas na obra, interrompendo a narrativa em momentos estratégicos para explorar o seu significado com os alunos. Esta abordagem estimulou a curiosidade linguística e levou os alunos a relacionar os novos vocábulos com situações conhecidas. Além disso, o tom expressivo da leitura, aliado à exploração dos diálogos e das descrições da história, captou a atenção de todos.
Após a leitura, os alunos foram convidados a dar continuidade à história oralmente, partilhando as suas ideias sobre o que poderia acontecer a seguir. Por fim, fizeram o reconto da história, exercitando a memória e a capacidade de expressão, enquanto o grupo escutava atentamente e completava as ideias dos colegas.
A atividade revelou-se um sucesso, promovendo não apenas o gosto pela leitura, mas também o desenvolvimento de competências de comunicação, ampliação do vocabulário, imaginação e trabalho colaborativo.
Os alunos mostraram-se curiosos ao explorar a capa e a contracapa da obra, identificando o autor, o ilustrador e a editora e ainda outros elementos existentes nas mesmas. Houve uma breve apresentação da ficha técnica, com referência às informações constantes na mesma.
Durante a leitura, a professora bibliotecária deu especial realce às palavras destacadas na obra, interrompendo a narrativa em momentos estratégicos para explorar o seu significado com os alunos. Esta abordagem estimulou a curiosidade linguística e levou os alunos a relacionar os novos vocábulos com situações conhecidas. Além disso, o tom expressivo da leitura, aliado à exploração dos diálogos e das descrições da história, captou a atenção de todos.
Após a leitura, os alunos foram convidados a dar continuidade à história oralmente, partilhando as suas ideias sobre o que poderia acontecer a seguir. Por fim, fizeram o reconto da história, exercitando a memória e a capacidade de expressão, enquanto o grupo escutava atentamente e completava as ideias dos colegas.
A atividade revelou-se um sucesso, promovendo não apenas o gosto pela leitura, mas também o desenvolvimento de competências de comunicação, ampliação do vocabulário, imaginação e trabalho colaborativo.