segunda-feira, 8 de junho de 2020

Dia Mundial dos Oceanos - 8 de junho

O Dia Mundial dos Oceanos assinala-se, todos os anos, no dia 8 de junho. 
O tema deste ano (2020) é "Inovação para um Oceano Sustentável" e pretende lembrar a importância dos oceanos na vida de todos nós e na preservação/conservação do planeta.
Um dos grandes problemas dos oceanos e consequentemente da vida marinha é a quantidade de plástico que chega ao mar.
Para evitar que o plástico chegue ao mar, além dos cuidados na sua correta separação e colocação nos ecopontos devidos, devemos reduzir a sua utilização, baixando o seu consumo.
Verifica, nas sugestões abaixo, como podes contribuir. O pouco que cada um de nós fizer, pode ajudar a salvar muitos animais e plantas do OCEANO.
“Enquanto trabalhamos para acabar com a pandemia e melhorar a reconstrução global temos uma oportunidade única nesta geração de corrigir a nossa relação com o mundo natural, incluindo mares e oceanos. Hoje, o nível do mar está a subir devido às mudanças climáticas que ameaçam vidas e meios de subsistência em cidades costeiras e comunidades em todo o mundo”, começa por dizer Guterres na mensagem. “Os oceanos estão a tornar-se mais ácidos, colocando em risco a biodiversidade marinha e as cadeias alimentares essenciais, além disso, a poluição do plástico está em todo o lado. Apelo aos governos e a todos os interessados que se comprometam com a conservação e a sustentabilidade dos oceanos, através da inovação e da ciência.”  https://www.youtube.com/watch?v=FIs0V_FralM&feature=emb_rel_end
António Guteres, secretário-geral das nações unidas, 8 de junho de 2020 (ver)