segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJETO - LANCHE SEM RESÍDUOS // REDUZIR AS EMBALAGENS EM EXCESSO

Na biblioteca EB1/JI Horta de Santo António decorreram três sessões do PROJETO - LANCHE SEM RESÍDUOS // REDUZIR AS EMBALAGENS EM EXCESSO, dinamizadas por três técnicas da Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos, Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da C.M.L 


Objetivo do projeto: O objetivo da ação foi sensibilizar as crianças para a prevenção dos resíduos através da medição e da pesagem destes últimos. Para tal, e de acordo com a metodologia descrita para a ação, foi necessário proceder por etapas, desde a constituição de um grupo de trabalho até à análise das diferenças obtidas após a implementação da ação. 
 Metodologia: A dinamização da atividade foi realizada na escola, envolvendo cerca de 3 a 4 semanas de trabalho: 
 1) Reunião com o professor responsável para preparação e calendarização da ação. 
 2) SEMANA 1 (08 de Novembro): - Primeira sessão de sensibilização com os alunos (problemática da produção de resíduos, redução, reutilização e reciclagem). - Atividade prática: observação e pesagem dos resíduos produzidos no lanche. Preenchimento da ficha de pesagem. Ao longo da semana, os alunos deverão proceder diariamente à pesagem dos resíduos produzidos durante o lanche e preencher a ficha de pesagem. 
 3) SEMANA 2 (15 de Novembro): - Análise dos dados das pesagens e da tipologia dos resíduos produzidos pelos alunos. - Segunda sessão de sensibilização (consumo sustentável e prevenção de resíduos. Como produzir menos resíduos durante o lanche). Preparação da ação “Lanche Sem Resíduos”. 
 4) SEMANA 3 (23 de Novembro): - Ação “Lanche Sem Resíduos”: observação e pesagem dos resíduos produzidos no lanche. Preenchimento da ficha de pesagem. - Análise das diferenças tanto em relação à quantidade como ao tipo de resíduos produzidos pelos alunos durante o lanche. Ao longo da semana, os alunos poderão repetir a atividade para uma confirmação mais efetiva das diferenças encontradas. Com base nos conteúdos ambientais transmitidos e nas análises feitas, os alunos deverão realizar uma campanha de sensibilização sobre a temática dirigida à restante comunidade escolar. Será também realizada a avaliação da ação por parte dos diferentes intervenientes.