domingo, 30 de setembro de 2012

Dia Nacional da Água - 1 de Outubro


(imagem retirada da Internet)

O Dia Nacional da Água é assinalado em Portugal no primeiro dia do mês de Outubro.


A água doce é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação.
Os recursos hídricos encontram-se no topo das preocupações ambientais.
A poluição da água afeta o ecossistema aquático e prejudica todos os que dependem do mar para viver. 
Dicas para poupar água:


Em casa:
Fechar sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.
Evitar o desperdício de água e de energia enquanto esperas que a água aqueça.

Na casa-de-banho:
Instalar autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Podem colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga.

Evitar fazer descargas desnecessárias, lembra-te que o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.

Tomar duches rápidos e evitar os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Fecha a torneira enquanto estás a usar o champoo, o sabonete.

Utilizar um balde para recolher a água do duche enquanto esperas que a água aqueça; podes utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo.

Fechar a torneira quando estás a lavar os dentes. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.

Sem comentários: