quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ação Sensibilização – Life cágados

Na biblioteca EB1/JI Horta de Stº António e na Biblioteca EB1 Mãe Soberana foi apresentado pelo Bruno Martins o projeto de conservação de cágados.
Projeto Life - Cágados - A introdução de espécies exóticas apresenta-se, nos dias de hoje como um dos principais problemas da conservação da biodiversidade.
No caso das tartarugas aquáticas de água doce este assunto é especialmente preocupante, devido à presença de populações de tartarugas exóticas invasoras com altos impactos ecológicos para as espécies nativas ameaçadas de Cágado-de-carapaça-estriada e de Cágado-mediterrânico. Neste sentido, e tendo como principal objetivo a diminuição de perda de biodiversidade, estão a ser desenvolvidas um conjunto de ações no âmbito do projeto, de entre as quais se destaca a sensibilização e educação ambiental do público em geral acerca desta problemática.
Alguns objetivos deste projeto são : controlar as populações de tartarugas da Florida(espécie invasora) e aumentar as populações dos cágados de carapaça estriada, conservar as populações atuais de cágados do mediterrâneo,desenvolver regulamentos específicos para evitar o comércio e o uso de tartarugas invasoras como animais de estimação bem como a sua libertação em meio natural, informar a sociedade para a problemática causada pela libertação de espécies exóticas na natureza e evitar esta prática tão habitual ou seja informar o maior número de pessoas sobre este problema.