quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia Internacional da Protecção Civil - 01/03/2011

No âmbito do Ano Internacional do Voluntariado e inseridas nas comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé no dia 1 Março desenvolveu uma acção de divulgação com um Stand na Avenida José da Costa Mealha seguido de um Simulacro no Cine-teatro Louletano. Este simulacro incidiu num exercício de evacuação do edifício, na sequência de um incêndio. Nesta operação, estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais, GNR e outras forças ligadas à Protecção Civil, e participaram alunos do 3º e 4º anos das nossas escolas que tiveram a oportunidade de acompanhar o processo perante uma situação de catástrofe.

Texto de Ricardo Lourenço - 4º ano - Professora Nélia

Para comemorar o Dia Internacional da Protecção Civil, fui com a minha turma ver simulações de segurança e a demonstração de viaturas utilizadas pelos Bombeiros Municipais de Loulé, na Avenida José da Costa Mealha.
Ouvimos como deveríamos reagir em caso de sismo, incêndio e tsunamis e foi salientada a importância de ter um plano de emergência em casa, na escola e nos centros comerciais.
Fizemos um simulacro de um sismo e de um incêndio. Estávamos no interior do cine teatro e, após ouvirmos a sirene, tivemos que sair em fila indiana em direcção à saída de emergência para o exterior. Quando saímos, vimos fumo que saía da janela do primeiro andar do cine teatro. De seguida chegaram os Bombeiros Municipais com o camião auto - escada com o qual foram socorrer uma pessoa que estava no primeiro andar e apagaram o fogo com a mangueira. A participação nestes simulacros são importantes para sabermos como devemos reagir e não entrar em pânico quando estivermos em perigo.