domingo, 13 de fevereiro de 2011

Lendas e Tradições - Exposição de Lenços de Amor ou de Namorados


Na Biblioteca Mãe Soberana alguns alunos com a orientação da animadora Cristina estiveram a recordar esta tradição recriando estes lindos lenços.


Os Lenços de Amor ou de Namorados têm como origem os lenços senhoris dos séculos XVII e XVIII e foram posteriormente adaptados pelas mulheres do povo. Numa primeira fase, começaram a ser usados como adereço do traje feminino passando mais tarde a peça integrante do enxoval que a moça começava a preparar na infância. “Entre lençóis e atoalhados era comum bordar-se um lenço subordinado ao tema do amor “depois de concluído era usado pela autora na bainha da saia ou no bolso do avental e mais tarde seria oferecido ao rapaz por ela escolhido.

Desde sempre, os portugueses partiram: ou para ganhar o sustento noutro lugar, ou para a guerra, ou para embarcarem em navios na aventura da Expansão
Na hora da despedida, em certas regiões do norte de Portugal, era “obrigatório” a rapariga apaixonada oferecer um lenço ao namorado. Lenço bordado por ela, com uma quadra da sua autoria.

Os lenços, representavam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, no qual ela escrevia pequenos versos de amor, ou símbolos. Tinham muitas vezes, erros ortográficos , o que denunciam a falta de instrução da época.