quinta-feira, 2 de abril de 2009

2 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Sabes por que razão o dia 2 de Abril é o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL?

No dia 2 de Abril de 1805 nasceu, na Dinamarca, um menino que se ia tornar célebre por todo o mundo pelos seus contos maravilhosos: HANS CHRISTIAN ANDERSEN!! Ele deixou-nos contos imortais que passam de geração em geração:

- A Pequena Sereia
- O Soldadinho de Chumbo
- O Patinho Feio, etc

Todos os anos, para celebrar este dia por todo o mundo, um escritor e um ilustrador são convidados pela IBBY(organização que promove os livros infantis) para escreverem uma mensagem e fazerem um cartaz. Este ano, o cartaz e o texto foram feitos pelo escritor egípcio Hani D. El-Masri e tem o título: EU SOU O MUNDO, O MUNDO SOU EU.
O cartaz é este com o texto em Inglês e Egípcio e depois aparece a tradução para português.

Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,

porque através do meu livro

posso ser quem quiser.

Palavras e imagens, versos e prosa,

levam-me a lugares vizinhos e distantes.

-----------

Na terra dos Sultões e do ouro,

mil histórias se revelam,tapetes voadores,

lâmpadas mágicas,Génios, Ghouls e Simbad,

contam os seus segredos a Sherazade.

------------

A cada palavra em cada página,

viajo no tempo e no espaço.

E nas asas da fantasia

o meu espírito atravessa terra e mar.

-----------

Quanto mais leio, mais compreendo

que, com o meu livro,estarei sempre

na melhor das companhias

[trad. de Paulo Izidoro]