quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Leitura do dia

Boneco de Neve

Contadora de Histórias

A neve tinha começado a cair e as crianças da aldeia saíram todas à rua para ver os flocos brancos a acumularem-se no chão. Estavam tão contentes! Era a primeira vez que viam neve, neve a sério, daquela que dá para fazer bonecos de neve e atirar bolas uns aos outros. Caía, lentamente, nas suas cabeças que, pouco a pouco, se iam pintando de branco.

https://bityli.com/WX3e0

Trataram logo de se juntar em grupos para ver quem conseguia construir o melhor boneco de neve. O Afonso, o João e o Tomás formaram a primeira equipa. A Luísa, a Joana e a Rute eram a equipa número dois. Mas ainda restavam alguns meninos sem companhia, que tentavam organizar-se para que todos pudessem participar na atividade.

Enquanto esperavam que todos estivessem prontos, o Afonso apercebeu-se que a Ana estava sentada num canto, sozinha. Foi ter com ela e perguntou-lhe porque é que não estava a tentar arranjar uma equipa, para participar no desafio do boneco de neve. A Ana explicou-lhe que tinha sido rejeitada por todos os grupos e que ninguém a queria na sua equipa. O Afonso achou que os colegas não estavam a ser justos com a Ana e foi, com ela, falar com os meninos que restavam, para a incluir numa equipa.

- Não! Nem penses! Não a queremos na nossa equipa! Ela é muito pequena! Não vai conseguir ajudar-nos, diziam uns.

- Não! Ela não pode ficar na nossa equipa! É muito lenta! Nunca mais vamos conseguir acabar o boneco a tempo, afirmavam outros.

Perante tantas recusas, o Afonso tomou uma decisão:

- Ai é?! Então, a Ana fica na nossa equipa e vamos fazer o melhor boneco de neve de todos!

- Então, se vai ficar na tua equipa, as equipas têm que passar a ser de quatro e não de três, senão não é justo, gritavam todos ao mesmo tempo e cheios de razão.

- Sem problema! Concluiu o Afonso.

Voltaram todos a organizar-se e a Ana passou a fazer parte do grupo do Afonso, do João e do Tomás.

Começaram todos a trabalhar nos seus bonecos de neve. Uns arranjaram um chapéu para colocar na cabeça dele, outros tinham um gorro. Alguns tiraram os seus cachecóis para colocar à volta do pescoço do boneco e, para o nariz, já que não havia cenouras, usaram-se paus, bolotas e até lápis.

No final, quando todos tinham terminado, chamaram os professores da escola para votarem no melhor boneco de neve. A equipa do Afonso, da Ana, do Tomás e do João foi a vencedora.

E sabem porquê?

Porque aquele boneco de neve foi feito com amizade, ajuda e compreensão e estes são os melhores ingredientes para se fazer um boneco de neve.

                                                                                                  IN: Uma História por Dia (sapo.pt)