segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CONCURSOS

Os alunos da EB1 Mãe Soberana e EB1 Horta de Stº António estão de parabéns, pois foram muitos os que participaram nos concursos promovidos pela Biblioteca Escolar :
" Uma imagem, uma história" e "Uma boa razão para utilizar a Biblioteca Escolar".

Vencedores :
Sara Martins - 2º ano, EB1 Mãe Soberana; " Uma imagem, uma história"

Laura Carvalho - 2ºano, EB1 Horta de Stº António;
Ricardo Lourenço - 4º ano, EB1 Horta de Stº António;
Rodrigo Silva - 4ºano, EB1 Horta de StºAntónio;
Sofia - 4ºano, EB1 Horta de Stº António.

Tomás Martins - 3º ano, EB1 Mãe Soberana; "Uma boa razão para usar a biblioteca"
Leandra do Carmo - 4ºano, EB1 Mãe Soberana;
Raquel Neto - 3º ano, EB1 Mãe Soberana.

Sophia Pringle - 2ºano, EB1 Horta de Stº António;

Aqui vai uma das histórias.
" Um dia na biblioteca da minha escola"
Como acontecia todos os dias ao chegar à escola encontrei-me com a minha amiga Adriana e fomos juntas para a sala: A professora Cidália disse-nos que hoje a nossa aula iria ser diferente, íamos para a biblioteca. Lá ficámos divididos por grupos, e como sempre fiquei com a Adriana.
Ficámos mesmo em frente a uma estante muito alta e com imensos livros grandes e com capas vistosas. Fizémos silêncio e a professora deu-nos um trabalho para fazer, quando estávamos a tirar o lápis e a borracha do nosso estojo, começamos a ouvir sussurar:
- Onde estará ele?? Onde estará? Onde? É sempre a mesma coisa, tínhamos combinado ir visitar a pequena sereia hoje à última prateleira, mas ele deve de andar a saltitar de página em página e esqueceu-se...
Mal queríamos acreditar no que ouvíamos, o elefante Elmer andava fora do livro! A sério, mesmo fora do livro! Ficámos as duas ali paradas a olhar uma para a outra a observar o que acontecia na estante. De repente o príncipe sapo salta do seu livro muito ensonado:
- Ai Elmer deixei -me dormir, desculpa...- disse o príncipe sapo.
Do livro de história salta o Napoleão muito chateado:
- Mas que confusão é esta querem ser descobertos? Façam silêncio! Não estão a ver que hoje fomos invadidos! É um batalhão de crianças e estão a folhear os livros todos devem de andar à procura de alguma coisa. Será que já descobriram o nosso segredo? Será? Meu Deus! Vai ser a nossa desgraça!
Com um ar muito calmo sai do livro um antigo Presidente com um chapéu muito alto e um canário a cantar na mão, e disse-lhe:
- Tenham calma, eles andam a aprender coisas novas, a fazer descobertas...São uns exploradores do conhecimento! Tenham calma, vai correr tudo bem - disse ele ao mesmo tempo que olhava directamente sobre nós.
- Não vão dizer nada pois não? É que ninguém pode saber que saímos dos livros, porque pensam que vamos misturar as histórias todas, mas na verdade nós só queremos aprender mais uns com os outros.
Eu e a Adriana apenas abanámos a cabeça a dizer que sim e nesse instante apareceu a pequena sereia abrindo o seu livro e disse-lhes:
- Sempre querem aprender mais sobre os oceanos, onde vivo? Vá lá, já estamos atrasados...
E a pouco e pouco todas as personagens entraram para dentro do livro da pequena sereia e deram -nos um último adeus dizendo - nos:
- O mundo da imaginação e o mundo do conhecimento são a maior riqueza do mundo! Aprende e vive os teus próprios sonhos! Laura Carvalho