sexta-feira, 19 de junho de 2026

Atividades de leitura com os alunos do 2.º ano na BE

Durante a realização do Diagnóstico de Fluência Leitora aos alunos do 2.º ano, efetuado pelas professoras titulares de turma, as Bibliotecas Escolares acolheram os alunos e dinamizaram diversas atividades de leitura.

Ao longo das sessões, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar diferentes formas de ler, explorando a expressividade da voz e descobrindo como esta pode dar vida aos textos. Através de exercícios lúdicos, realizaram leituras com diferentes intensidades, variações no volume e entoações diversas.

Estes momentos proporcionaram experiências enriquecedoras, permitindo aos alunos contactar com a leitura de forma criativa e divertida, ao mesmo tempo que reforçavam competências essenciais para o seu percurso escolar.

A articulação entre as professoras titulares e as Bibliotecas Escolares contribuiu para transformar esta atividade numa oportunidade de aprendizagem e de promoção do gosto pela leitura, num ambiente acolhedor, participativo e estimulante.



terça-feira, 9 de junho de 2026

EB Mãe Soberana celebra o Dia de Camões

No âmbito das comemorações do Dia de Camões, os alunos da EB Mãe Soberana participaram em diversas atividades dedicadas à vida e obra de Luís de Camões, uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa.

Os alunos visualizaram um pequeno vídeo sobre a vida de Camões, aprofundando os seus conhecimentos acerca do autor de Os Lusíadas e da sua importância para a cultura e identidade nacionais, ouviram a leitura de excertos da obra Aventuras e desventuras de um poeta épico, de Sérgio Franclim, o que lhes permitiu conhecerem, de forma apelativa e acessível, alguns episódios marcantes da vida do poeta.

Para concluir as atividades, realizaram um cartaz alusivo ao Dia de Camões, dando asas à sua criatividade e expressando a sua homenagem ao grande poeta português e também ao Dia de Portugal.

Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem, reflexão e valorização do património literário nacional, contribuindo para o enriquecimento cultural dos alunos.