segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Hora do conto

Os alunos do Jardim de Infância Hortas de Santo António estiveram na Biblioteca Escolar a ouvir a história  "O Cuquedo" de Clara Cunha. 

Sinopse - O Cuquedo está à solta! Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida. 



Os alunos divertiram-se com esta história muito engraçada. Depois de ouvirem o conto exploraram as características físicas das várias personagens. No final cada aluno desenhou um Cuquedo.

PROJETO - LANCHE SEM RESÍDUOS // REDUZIR AS EMBALAGENS EM EXCESSO

Na biblioteca EB1/JI Horta de Santo António decorreram três sessões do PROJETO - LANCHE SEM RESÍDUOS // REDUZIR AS EMBALAGENS EM EXCESSO, dinamizadas por três técnicas da Divisão de Ambiente e Equipamentos Urbanos, Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos da C.M.L 


Objetivo do projeto: O objetivo da ação foi sensibilizar as crianças para a prevenção dos resíduos através da medição e da pesagem destes últimos. Para tal, e de acordo com a metodologia descrita para a ação, foi necessário proceder por etapas, desde a constituição de um grupo de trabalho até à análise das diferenças obtidas após a implementação da ação. 
 Metodologia: A dinamização da atividade foi realizada na escola, envolvendo cerca de 3 a 4 semanas de trabalho: 
 1) Reunião com o professor responsável para preparação e calendarização da ação. 
 2) SEMANA 1 (08 de Novembro): - Primeira sessão de sensibilização com os alunos (problemática da produção de resíduos, redução, reutilização e reciclagem). - Atividade prática: observação e pesagem dos resíduos produzidos no lanche. Preenchimento da ficha de pesagem. Ao longo da semana, os alunos deverão proceder diariamente à pesagem dos resíduos produzidos durante o lanche e preencher a ficha de pesagem. 
 3) SEMANA 2 (15 de Novembro): - Análise dos dados das pesagens e da tipologia dos resíduos produzidos pelos alunos. - Segunda sessão de sensibilização (consumo sustentável e prevenção de resíduos. Como produzir menos resíduos durante o lanche). Preparação da ação “Lanche Sem Resíduos”. 
 4) SEMANA 3 (23 de Novembro): - Ação “Lanche Sem Resíduos”: observação e pesagem dos resíduos produzidos no lanche. Preenchimento da ficha de pesagem. - Análise das diferenças tanto em relação à quantidade como ao tipo de resíduos produzidos pelos alunos durante o lanche. Ao longo da semana, os alunos poderão repetir a atividade para uma confirmação mais efetiva das diferenças encontradas. Com base nos conteúdos ambientais transmitidos e nas análises feitas, os alunos deverão realizar uma campanha de sensibilização sobre a temática dirigida à restante comunidade escolar. Será também realizada a avaliação da ação por parte dos diferentes intervenientes. 




domingo, 25 de novembro de 2012

A magia das tintas - 1º A - professora Antonieta

A magia das tintas: a professora Helena ajudou. Os alunos do 1º A começaram por dobrar uma folha A4 em quatro partes através da dobragem. Depois escolheram 4 cores primárias e aqui está o 1º contacto com o pincel e os guaches!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sessão de informação - Na Escola em Segurança



    Ao longo de duas semanas o Serviço Municipal de Protecção Civil, (Teresa Laginha, Alcina Pereira e Telma Guerreiro) a G.N.R.(guarda Céu Pereira, Rui Imidio e Frederico Fragoso) e os Bombeiros Municipais (Paulo Carrilho) promoveram várias sessões de sensibilização e informação aos alunos do 1º ciclo da EB1 Mãe Soberana e EB1/JI Horta de Santo António.

Conteúdos:
•       A Protecção Civil (organização e estrutura);
•       Medidas preventivas e de autoprotecção;
•       Sismo, tsunami, incêndio;
•       Prevenção rodoviária e cuidados de segurança;
•       Contacto 112;
•       Evacuação de edifícios – escola.
 Os alunos estiveram muito atentos e no final de cada sessão esclareceram  algumas dúvidas.

EB1/JI Horta de Santo António e EB1 Mãe Soberana
  

Exposição na Biblioteca Municipal de Loulé

Está patente ao público, na Biblioteca Municipal de Loulé, uma exposição com os logótipos e slogans das Bibliotecas Escolares do  Concelho de Loulé, uma iniciativa conjunta entre estas e a Biblioteca Municipal, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sessões de informação - Saúde Oral - EB1/JI Horta de Stº António

Hoje, dia 21 de novembro, na Biblioteca Escolar EB1/JI Horta de Stº António decorreram várias sessões de informação sobre Saúde Oral, dinamizadas pela Higienista Sofia, do Centro de Saúde de Loulé.
Nelas participaram todos os alunos da escola. Após o visionamento de um power point sobre a higiene e saúde dentária a higienista demonstrou a técnica da escovagem dos dentes. No final os alunos esclareceram algumas dúvidas.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sessões de informação - Saúde oral

Hoje dia 20 de novembro, decorreu, no espaço da Biblioteca Escolar EB1 Mãe Soberana várias sessões de esclarecimento sobre "Saúde Oral" pela higienista oral - SOFIA MARTINS. A Higienista falou sobre a dentição e de como são formados os dentes. Explicou as doenças que podem afetar os dentes, as causas dessas doenças e o que fazer para as prevenir. No fim demonstrou a técnica da escovagem dos dentes. Todas as turmas estiveram presentes.



Semana da Floresta Autóctone (19 a 24 de novembro)

 Texto elaborado pela turma do 3.º A da professora Celina

Ontem, as turmas do 3.º ano da E.B.1 / J.I. Hortas de Santo António participaram numa ação de plantação de espécies autóctones, promovida pela Câmara Municipal de Loulé, no âmbito da Semana da Floresta Autóctone (19 a 24 de novembro).
As técnicas da Câmara explicaram-nos que espécies autóctones são as espécies de plantas típicas da nossa região. Nós plantámos alecrim, porque é um arbusto de porte médio que se adapta bem a todos os tipos de solos e climas.
Pegámos nas enxadas e pusemos “mãos à obra”.
Primeiro, cavámos a terra e fizemos um buraco para colocar a planta. Pusemos o composto, tirámos o plástico que envolvia as raízes do alecrim e enterrámo-lo. A seguir, fizemos uma leira à volta do caule da planta (uma leira é uma pequena elevação da terra que serve para reter a água da rega, ou seja, para que esta não possa sair daquela área). Por fim, regámo-la.
No total, plantámos 11 alecrins com um espaço de mais ou menos 50 centímetros entre cada um.
 A partir de agora, as 2 turmas são responsáveis por estas plantas.
Gostámos muito de participar nesta ação, pois permitiu-nos conhecer o modo de transplantação de uma espécie característica da flora algarvia.





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hora do conto - Momentos de magia que os alunos adoram

Doce de Bolacha

Os alunos do 4º ano da professora Isabel estiveram a fazer doce de bolacha. Seguiram a receita, não esqueceram nenhum ingrediente e o resultado foi este maravilhoso doce.

Turma do 1º ano da professora Antonieta - Figuras geométricas

A turma do 1ºano , professora Antonieta, continua a evoluir: com as figuras geométricas, triângulos, descobriram uma árvore de Natal...

STOMPITOS

Os Stompitos novamente e agora com a turma do 1º A e, não podia deixar de ser... o professor Rui Machado a ensaiar para a primeira atuação no dia 8 de dezembro, na Cerca do Convento, pelas 16h30m. Apareçam!




quarta-feira, 14 de novembro de 2012