terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aprender a gerir e a poupar

 
 Para aceder clique na imagem


É muito importante que crianças e jovens se habituem, desde cedo, a poupar e a gerir o seu dinheiro. Neste contexto, o Plano Nacional de Formação Financeira, através da Biblioteca Júnior, fornece um conjunto de dicas e jogos didáticos sobre gestão financeira e poupanças, muito útil nesta conjuntura de crise que atravessamos.

domingo, 4 de novembro de 2012

Sessão de informação - Segurança no Trabalho

A unidade local de Faro da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho orientou, na Biblioteca Escolar e ginásio da EB1 Mãe Soberana uma sessão de informação sobre segurança no trabalho e fora do trabalho, dirigida aos alunos do 3º/4.º ano de escolaridade. 
A referida sessão foi dinamizada pelos técnicos superiores da Promoção da Segurança no Trabalho. Considerando a pertinência dos temas abordados, aqui ficam os links de acesso. 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia das Bruxas - 1ºA da EB1 Mãe Soberana

Houve uma abóbora iluminada, doce de abóbora, bolachas e tostas (feito pela nossa querida animadora Cristina) e o baile " Abracadabra".
Adoraram, dançaram, comeram e divertiram-se muito. Mas o mais importante é que perderam o medo, porque as bruxas só existem na nossa imaginação.

Dia das bruxas - EB1/JI Horta de Santo António

Os alunos da EB1/ JI Horta de Santo António tiveram a visita de um fantasma muito assustador, que foi a  todas as salas e como não podia deixar de ser também à biblioteca onde estavam duas turmas a visionar o filme " Carolina e a porta secreta". Na parte da tarde foi a vez do bailarico.



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia das bruxas - Biblioteca EB1 Mãe Soberana

Algumas turmas estiveram na biblioteca a ouvir a história "Desculpa...Por acaso és uma bruxa". Ouviram a história com muita atenção. Os alunos do 3º ano depois de ouvirem a história uma vez, quiseram repetir mas destas vez foram eles a contar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Encontro com Sara Monteiro

No dia 22 de outubro comemorou-se o DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR.

Para celebrar esta data, a IASL propôs um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.!

As Bibliotecas EB1 Mãe Soberana e EB1/JI Horta de Santo António celebraram este dia com a presença da escritora SARA MONTEIRO.
Foi uma atividade muito divertida.
A escritora respondeu a todas as perguntas que os alunos fizeram e contou algumas histórias do livro - " A lebre e o Raminho de Salsa". Falou do passado - quando começou a escrever, do presente - o que está a escrever e do futuro - escrever é algo que quer continuar a fazer. 
Um agradecimento especial ao grupo de editoras Leya por ter facultado a vinda da escritora Sara Monteiro às nossas bibliotecas.  EB1 Mãe Soberana


EB1/JI Horta de Santo António

Formação de utilizador

Ao longo do mês de outubro todas as turmas do 1º ciclo da EB1 Mãe Soberana e EB1/JI Horta de Santo António fizeram formação de utilizador, bem como os respetivos professores titulares de turma.
Os alunos do 1º ano  estiveram muito atentos a todas as explicações e receberam o Guia de Utilizador. Os alunos do 2º, 3º e 4º relembraram o que já sabiam e mais uma vez exploraram o catalogo   e o blogue da biblioteca. Os alunos do 3º e 4º ano no final de cada sessão receberam um  passaporte para a leitura.
EB1 Mãe Soberana

EB1/JI Horta de Santo António


domingo, 21 de outubro de 2012

Blocos Lógicos

Os alunos do 1º ano da professora Manuela estiveram na biblioteca a explorar os blocos lógicos. Vários conceitos foram explorados : grande/pequeno/grosso/fino/formas geométricas, etc.

Um momento de arte... outono - 1º ano da professora Antonieta

Um momento de arte... outono, cores, sentir as texturas das folhas alaranjadas, amarelas, castanhas, vermelhas... A professora Helena ajuda e ensina também.

sábado, 20 de outubro de 2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Os alunos do 1º ano da professora Antonieta fizeram muitas atividades relacionadas com o Dia da Alimentação. Cada aluno fez um menu saudável para um dia, fizeram docinhos de batata - doce e participaram na roda dos alimentos solidária.