sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Dia Mundial da Alimentação
A animadora Cristina e a assistente operacional Nazaré apresentaram na biblioteca biblioteca EB1 Mãe Soberana um pequeno filme e uma canção sobre alimentação saudável a alguns alunos no período das atividades extra curriculares. Depois fizeram algumas perguntas sobre este tema, todos estiveram com muita atenção.
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Dia Mundial da Alimentação
Os alunos do 1º ano do professor Ilberto estiveram na biblioteca a visionar um power point sobre alimentação saudável. Depois de todos ouvirem com muita atenção o que é uma alimentação saudável foram fazer um jogo sobre o mesmo tema. Foi uma tarde muito divertida.
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro
O dia 16 de outubro foi a data escolhida pois foi neste dia que, em 1945, foi criada a FAO, uma organização cujo objetivo principal é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.
“Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”
é o tema do Dia mundial da Alimentação 2012, celebrado a 16 de outubro, em reconhecimento do papel que as mesmas desempenham para melhorar a segurança alimentar e erradicar a fome.
A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) considera que uma das medidas necessárias para obter a segurança alimentar é apoiar as cooperativas, organizações de produtores e outras instituições rurais, investindo nelas.
O interesse nas cooperativas e nas organizações também se reflete na decisão da Assembleia Geral de Organização das Nações Unidas (ONU) de declarar 2012 como " Ano Internacional das Cooperativas"
“Chegou o outono” e " A pequena folha amarela"
Os alunos do 2ºB da EB1 Mãe Soberana estiveram na Biblioteca Escolar da sua escola. Ouviram as histórias “Chegou o outono” e " A pequena folha amarela" contada pela professora Rute.
Depois da história estiveram a fazer uma atividade de expressão plástica, com o apoio da professora Helena de E.V. da EB2/3 Engº Duarte Pacheco.
Vamos descobrir os sentidos dos tubarões
No âmbito das atividades do Centro Ambiental da Pena (CAP), o 1º A (professora Antonieta), no dia 15 de outubro, aprendeu a conhecer melhor as características do tubarão " O bom vilão" e a importância da sua conservação.Tudo isto sob a orientação do Engenheiro Edgar que se deslocou à biblioteca da nossa escola e nos proporcionou estes momentos de cultura sobre este belo e lindo peixe "O tubarão", o bom vilão!
domingo, 14 de outubro de 2012
Encontro com a Escritora Sara Monteiro
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, dia 22 e 23 de outubro, as cinco Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento vão receber a escritora Sara Monteiro
SARA MONTEIRO -
Sara Monteiro nasceu em Lisboa, formou-se em Educação pela Arte e vive actualmente entre Lisboa e Lagos. Publicou o primeiro livro, As Meninas de la Mancha, em 1990, com o qual recebeu o prémio Inasset-Inapa do Centro Nacional de Cultura. Entre alguns títulos publicados para a infância e juventude, contam-se O Príncipe Perfeito, A Princesa Que Queria ser Rei, Dona Miquelina, o seu Filho e a Professora, publicados pela Ambar. Em 2007 recebeu o prémio Maria Rosa Colaço por Cartas de Uma Mãe à Sua Filha.
Hora do conto - "A Lagartinha muito comilona"
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Hora do conto “A Lebre e o Ouriço”
Os alunos do 1.º B da EB1 Mãe Soberana estiveram na Biblioteca Escolar da sua escola. Ouviram a história “A Lebre e o Ouriço” contada pelo professor. Com esta história aprenderam o ditongo “ou” que identificaram na primeira sílaba de “Ouriço”. Depois de ouvirem a história, recontaram-na com a ajuda do professor e já na sala de aula desenharam alguns elementos da história. A partir dos desenhos fizeram a divisão silábica das palavras e assinalaram as sílabas onde ouviram o ditongo “ou”. Por fim, para treinar, realizaram uma ficha de trabalho. Foi uma aula muito divertida!
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Vamos inventar histórias
Os alunos do 1º ano, da EB1/JI Horta de Santo António da Professora Manuela estiveram a inventar histórias na biblioteca.
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Horta Biológica
Os alunos do 1º ano da professora Antonieta, da EB1 Mãe Soberana, estiveram a plantar espinafres na Horta Biológica.
Foi uma atividade muito interessante e mais tarde uma rica sopa de espinafres vão comer.
Foi uma atividade muito interessante e mais tarde uma rica sopa de espinafres vão comer.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
5 de outubro de 1910
A proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal, mas sobretudo a forma de relacionamento do Estado com os seus cidadãos, permitindo afirmar, em novas condições, os valores da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da igualdade e da justiça.
Sitios de interesse sobre este tema:
-http://www.sitiodosmiudos.pt/Parlamento/
-http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=132
-http://nonio.eses.pt/eb1/professores/aula_1.asp?periodo=1
-http://centenariorepublica.pt/escolas/homepage
Sitios de interesse sobre este tema:
-http://www.sitiodosmiudos.pt/Parlamento/
-http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=132
-http://nonio.eses.pt/eb1/professores/aula_1.asp?periodo=1
-http://centenariorepublica.pt/escolas/homepage
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Jogos de Matemática
Os alunos do 4º ano da Professora Isabel Gomes, da EB1 Mãe Soberana estiveram a fazer jogos de matemática. Foi uma aula espetacular.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Dia Mundial do Animal - 4 de outubro
(imagem retirada da Internet)
O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 04 de outubro. A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais. O Dia Mundial do Animal é celebrado em várias países, através de várias eventos e iniciativas.
Os principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal são:
•Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
•Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
•Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Concurso “Cria o Slogan da tua biblioteca"
Participa no concurso de criação de um slogan para a tua Biblioteca!
Para mais informação, fala com o teu professor ou com a professora bibliotecária.
Concurso Slogan Regulamento
Subscrever:
Mensagens (Atom)





