quarta-feira, 30 de maio de 2012

"Prevenção - Postura Corporal"

No âmbito do Projeto Educação para a Saúde realizou-se para as turmas do 2º ano da EB1 Mãe Soberana e EB1/JI Horta de Santo António sessões sobre "Prevenção - Postura Corporal", orientadas pela Fisioterapeuta do Centro de Saúde de Loulé, Drª Helena Gomes.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Há música na escola

No âmbito do projeto -"Há música na escola", com a colaboração do professor das AECs João Lúcio, a turma do 4º ano da professora Antonieta, fez várias actuações na cidade de Loulé.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jardim de Infância na biblioteca

Os alunos da sala 2 - educadora Margarida, do Jardim de Infância Mira Serra estiveram na biblioteca EB1 Mãe Soberana a aprender um pouco mais sobre segurança rodoviária. Assistiram a um ppt sobre este tema e fizeram o jogo por forma a consolidar as aprendizagens. No final ouviram a história " Quem está na casa de banho".

PLNM na biblioteca

O professor José Brazão esteve na biblioteca com os alunos do PLNM a realizar atividades de escrita - construção de histórias.

No dia 22 de maio,a enfermeira Emilia Corral da equipa de Saúde Escolar esteve na biblioteca EB1 Mãe Soberana para assistir à apresentação de um trabalho sobre atividade fisica elaborado pela turma do 4º ano do professor Ilberto. As turmas do 2º ano desta escola também foram convidadas a participar nesta atividade. No final, depois de algum tempo sentados, nada melhor que fazer um pouco de atividade fisica. Parabéns pelo excelente trabalho.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Concurso Uma Aventura Literária...2012

O aluno Tiago Baptista, do 1º ano da professora Rute - EB1 Mãe Soberana,  ganhou uma Menção Honrosa com o seu trabalho(modalidade - desenho).
Recebeu como prémio um diploma e um livro que foi enviado pela organização do concurso.
Parabéns Tiago

Clube dos Afetos - II concurso de fotografia/emoções

É a 2ª edição de um concurso, que tem a particularidade de envolver diretamente os pais, promovido pelo Clube dos Afetos sob a coordenação das professoras Isabel Gomes- 1º ciclo e Isabel Viegas - 2º ciclo. A apresentação dos trabalhos e a entrega de prémios aos vencedores, está agendada para o dia 8 de junho, na Biblioteca Sophia de Mello Breyner, Loulé. 

domingo, 13 de maio de 2012

Concurso "Estilos de Vida Saudáveis"

No âmbito do Concurso "Estilos de Vida Saudáveis", dinamizado pelo Centro de Saúde, foram selecionados para representar o nosso Agrupamento, os desenhos dos seguintes alunos:

- Catarina Victorino dos Santos - 4ºB - EB1 Mãe Soberana

- Carolina Gonçalves Barbosa - 4º A - EB1/JI Horta de Santo António

- Fleur Meijering - 4ºA - EB1 Mãe Soberana

Estes trabalhos serão expostos na Casa da Cultura (dia 17 de maio), no Parque Municipal e serão sujeitos a uma seleção, de entre todos os trabalhos das escolas do Concelho.
Serão entregues prémios aos três primeiros classificados.
                                                                                              

maio - Mês do coração

No mês de maio, Mês do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia aproveita para relembrar aos portugueses os riscos das doenças cardiovasculares. Um dos principais motivos da celebração deste mês, é a obesidade nos jovens, questão muito debatida ultimamente. Segundo a Fundação, uma em cada três crianças é obesa ou tem excesso de peso. É precisamente devido aos maus hábitos alimentares adquiridos nos últimos tempos, que a população começou a ter problemas cardiovasculares cada vez mais cedo, e estes passaram a ser uma preocupação de todos e não apenas dos mais idosos, como se poderia pensar. A prevenção começa com a prática de atividade física e com uma alimentação saudável.

5 de maio - Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

A Guarda Nacional Republicana proporcionou aos alunos das escolas do 1ºciclo do nosso agrupamento várias atividades no salão de festas de Loulé relacionadas com estes temas.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Lua

Lua

Amiga lua
Do meu coração,
Estou fascinada
Por a tua paixão.

És redonda
Como uma bola,
Nunca te vejo
A tocar viola.

A minha fase favorita
É a grande lua cheia,
Ficas com uma cara bonita
E redonda como uma colcheia.

 A lua nova também me agrada
 É bonita e tão esperada,
É uma lua sagrada
Que ainda não foi casada.

 Na translação ela dança
 Com o seu amado par,
Juntos cantam uma canção
Sempre, sempre a rodopiar.

Poema escrito pela aluna Mafalda Nunes - 4º ano

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exposição " UNIR É EDUCAR" - de 2 a 31 de maio

No átrio da Biblioteca Municipal de Loulé, podem ver a exposição de pintura pelos alunos do 4º ano da EB1 Mãe Soberana - Professora Antonieta.
Estas pinturas foram realizadas por estes alunos nas instalações da associação UNIR, uma atividade no âmbito do projeto UNIR é EDUCAR - presente ao concurso " Participar para Mudar", um desafio à comunidade educativa para a concepção de projetos no âmbito da temática " A União Europeia dos cidadãos".

Alimentação saudável

A enfermeira Emilia Corral da  equipa de Saúde Escolar esteve na biblioteca com as turmas do Jardim de Infância Horta de Santo António a falar sobre  alimentação saudável . Apresentou a história -  Roda dos alimentos.

Concurso Uma Aventura...Literária 2012

A aluna KELSEY COELHO SIMÕES da EB1/JI Horta de Santo António (2ºano professora Madalena), foi a Lisboa  receber o seu prémio (2ºlugar -1º e 2º ano - modalidade desenho - trabalho individual), Concurso Uma Aventura...Literária 2012 pelas mãos das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Top leitores

Os nossos alunos estão de parabéns pois são muitas as requisições desde outubro de 2011 Biblioteca EB1 Mãe Soberana
Biblioteca EB1/JI Horta de Santo António