terça-feira, 22 de maio de 2012

Clube dos Afetos - II concurso de fotografia/emoções

É a 2ª edição de um concurso, que tem a particularidade de envolver diretamente os pais, promovido pelo Clube dos Afetos sob a coordenação das professoras Isabel Gomes- 1º ciclo e Isabel Viegas - 2º ciclo. A apresentação dos trabalhos e a entrega de prémios aos vencedores, está agendada para o dia 8 de junho, na Biblioteca Sophia de Mello Breyner, Loulé. 

domingo, 13 de maio de 2012

Concurso "Estilos de Vida Saudáveis"

No âmbito do Concurso "Estilos de Vida Saudáveis", dinamizado pelo Centro de Saúde, foram selecionados para representar o nosso Agrupamento, os desenhos dos seguintes alunos:

- Catarina Victorino dos Santos - 4ºB - EB1 Mãe Soberana

- Carolina Gonçalves Barbosa - 4º A - EB1/JI Horta de Santo António

- Fleur Meijering - 4ºA - EB1 Mãe Soberana

Estes trabalhos serão expostos na Casa da Cultura (dia 17 de maio), no Parque Municipal e serão sujeitos a uma seleção, de entre todos os trabalhos das escolas do Concelho.
Serão entregues prémios aos três primeiros classificados.
                                                                                              

maio - Mês do coração

No mês de maio, Mês do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia aproveita para relembrar aos portugueses os riscos das doenças cardiovasculares. Um dos principais motivos da celebração deste mês, é a obesidade nos jovens, questão muito debatida ultimamente. Segundo a Fundação, uma em cada três crianças é obesa ou tem excesso de peso. É precisamente devido aos maus hábitos alimentares adquiridos nos últimos tempos, que a população começou a ter problemas cardiovasculares cada vez mais cedo, e estes passaram a ser uma preocupação de todos e não apenas dos mais idosos, como se poderia pensar. A prevenção começa com a prática de atividade física e com uma alimentação saudável.

5 de maio - Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante

A Guarda Nacional Republicana proporcionou aos alunos das escolas do 1ºciclo do nosso agrupamento várias atividades no salão de festas de Loulé relacionadas com estes temas.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Lua

Lua

Amiga lua
Do meu coração,
Estou fascinada
Por a tua paixão.

És redonda
Como uma bola,
Nunca te vejo
A tocar viola.

A minha fase favorita
É a grande lua cheia,
Ficas com uma cara bonita
E redonda como uma colcheia.

 A lua nova também me agrada
 É bonita e tão esperada,
É uma lua sagrada
Que ainda não foi casada.

 Na translação ela dança
 Com o seu amado par,
Juntos cantam uma canção
Sempre, sempre a rodopiar.

Poema escrito pela aluna Mafalda Nunes - 4º ano

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Exposição " UNIR É EDUCAR" - de 2 a 31 de maio

No átrio da Biblioteca Municipal de Loulé, podem ver a exposição de pintura pelos alunos do 4º ano da EB1 Mãe Soberana - Professora Antonieta.
Estas pinturas foram realizadas por estes alunos nas instalações da associação UNIR, uma atividade no âmbito do projeto UNIR é EDUCAR - presente ao concurso " Participar para Mudar", um desafio à comunidade educativa para a concepção de projetos no âmbito da temática " A União Europeia dos cidadãos".

Alimentação saudável

A enfermeira Emilia Corral da  equipa de Saúde Escolar esteve na biblioteca com as turmas do Jardim de Infância Horta de Santo António a falar sobre  alimentação saudável . Apresentou a história -  Roda dos alimentos.

Concurso Uma Aventura...Literária 2012

A aluna KELSEY COELHO SIMÕES da EB1/JI Horta de Santo António (2ºano professora Madalena), foi a Lisboa  receber o seu prémio (2ºlugar -1º e 2º ano - modalidade desenho - trabalho individual), Concurso Uma Aventura...Literária 2012 pelas mãos das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Top leitores

Os nossos alunos estão de parabéns pois são muitas as requisições desde outubro de 2011 Biblioteca EB1 Mãe Soberana
Biblioteca EB1/JI Horta de Santo António

domingo, 6 de maio de 2012

Uma manhã diferente

No âmbito do projeto escola activa foi realizada mais uma atividade, desta vez com os alunos do Jardim de Infância(Jardim de Infância Mira Serra e Jardim de Infância Horta de Santo António) " Uma manhã diferente - Circuito de expressão físico - motora". Cada grupo passou por várias atividades : jogo dos animais; jogo das formas; hora do conto; jogo das estações do ano e por fim um lanche saudável.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Concurso Uma Aventura...Literária 2012


A aluna KELSEY COELHO SIMÕES da EB1/JI Horta de Santo António (2ºano professora Madalena), está de parabéns, pois conseguiu o 2º prémio ex-aequo - (1º e 2º ano - modalidade desenho - trabalho individual) no Concurso Uma Aventura...Literária 2012.
                                                    MUITOS PARABÉNS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril. A data foi criada pelo Comité Internacional de Dança da UNESCO. A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu em 1727 e foi um dos grandes nomes da dança. Todos os anos, a UNESCO pede a uma personalidade do mundo da dança para escrever uma mensagem sobre a dança e que irá circular por todo o mundo para divulgar a data.A celebração tem como objetivo reunir todos os tipos de dança e celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas e reunir todas as pessoas através da paz e da amizade tendo como linguagem central o conceito da Dança.

O Agrupamento Engenheiro Duarte Pacheco e no âmbito do projeto ESCOLA ACTIVA, também comemorou o Dia Mundial da Dança com uma atividade realizada no dia 30 de abril. No anfiteatro da EB2/3 Eng. Duarte Pacheco foram apresentadas coreografias realizadas o longo do ano letivo pelos alunos do 1º ciclo e pelos alunos do desporto escolar - dança.
Os intervenientes :
- Alunos;
- Professores das AEcs - Patricia, Verónica,Maria João,João Lúcio e Pedro;
- Professoras de educação fisica da EB2/3 Eng. Duarte Pacheco - Claúdia Queiroz e Gisela Bicho;
- Professores titulares de turma do 1º ciclo;
- Professora bibliotecária Paula Rute;
- Pessoal não docente