sábado, 31 de outubro de 2015

BE Mãe Soberana - melhores leitoras do mês de outubro

                              Laura Dias                      e                  Mariana Carvalho

                                                                 Parabéns às duas!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BE Horta/ 26 de outubro - Hoje é dia da BE


Hoje é dia da BE! Os alunos do 4º Ano saíram à rua para mostrar à comunidade educativa que a Biblioteca Escolar  é um espaço super, dentro da nossa escola. Lemos, convivemos, distribuímos panfletos e convidámos as pessoas a visitar a BE e os seus espaços virtuais. A atividade foi super!



BE Horta/ 3º A tem Horta Biológica


Acolhimento as participantes no Centro Ambiental da Pena e início do projeto educativo "Horta Biológica do CAP". Análise do conto "Semente à solta" de Fernando Botelho.
Trabalho na horta: Preparação da terra, plantação de aloe-vera, erva príncipe, tomilho, cidreira e de uma nespereira no espaço da horta.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BE Horta/ Preparação do Dia da Biblioteca Escolar

A turma do 4º Ano, Professora Susana Cardoso, esteve na BE a preparar as atividades para o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares. A BE sai à rua com panfletos e muita animação. Esperem por nós... é já no dia 26 de outubro.

BE Horta/ Formação de utilizadores e Hora do conto Sala azul

Os meninos da sala azul, Educadora Maria José Justo, estiveram na BE a ouvir a história Parece um pássaro de David Machado. No final, pintaram lindas árvores para o jardim da escola do menino da história.




sábado, 17 de outubro de 2015

BE Mãe Soberana / Dia Mundial da Alimentação

Para assinalar a efeméride, os professores Antonieta Semedo, Ilberto Costa, Isabel Viegas, Manuela Mariano, Maria do Carmo Cavaco e Maria de Deus Coelho levaram os alunos à biblioteca para visionarem filmes alusivos à alimentação saudável, ao que se seguiram lanches saudáveis: gelatina servida em laranja, pão e compota caseiros, entre outros.
A biblioteca, na pessoa da sua funcionária, Nazaré Anselmo e da animadora Cristina Neto, também dinamizaram uma atividade interessante em que os alunos tinham que elaborar refeições saudáveis, mas a fingir...
Ora vejam!



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

BE Mãe Soberana / Formação de Utilizadores

 Turma do 1º ano da professora Rute Elias.






BE Horta/ Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado em grande na nossa escola.

BE Horta/ Formação de utilizadores


O mês de outubro tem sido dedicado a atividades de formação de utilizadores para todas as turmas da EB da Horta de Santo António. Também não faltou uma história para contar. Desta vez ouvimos a história Parece um pássaro de David Machado.

BE Horta/ A BE é super...

Os alunos da BE da Horta escolheram palavras fantásticas para descrever o valor da sua BE.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

BE Mãe Soberana /Formação de Utilizadores

Iniciámos a formação de utilizadores na BE Mãe Soberana com os alunos do 1º ano da professora Maria do Carmo.
Depois de ouvirem a História do Livro Ativo, os alunos ficaram a conhecer as regras básicas da  biblioteca, receberam o Guião do Utilizador e, como atividade prática, pintaram as classes da CDU com as respetivas cores.





terça-feira, 6 de outubro de 2015

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

BE Horta/ 5 de outubro - Dia Mundial do Professor



O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. Esta data homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade. Dar força aos professores, por uma sociedade mais justa e sustentável é o mote para as comemorações deste ano.

A data foi criada pela UNESCO, em 1994, com o objetivo de chamar a atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população.“Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação” afirmou Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO.


Na nossa escola, esta data será assinalado com uma atividade muito original. Convidam-se os alunos a trazer uma flor para oferecer a um dos professores da escola e a escrever uma frase: Para mim um professor é …

Participa!