segunda-feira, 27 de abril de 2015

25 de abril na BE Mãe Soberana

Um grupo de alunas, acompanhadas pela Nazaré Anselmo e pela Cristina Neto, entoaram uma canção alusiva à efeméride e não faltaram os cravos vermelhos...
25 de abril, SEMPRE!




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro

Hoje, 23 de abril, a BE Mãe Soberana assinalou a efeméride com um teatrinho de fantoches, da autoria da animadora Cristina Neto, em colaboração com Nazaré Anselmo, cujos protagonistas eram o livro, o computador, a televisão e o facebook. Diz quem assistiu, e eu acredito, que foi muito bom. Todas as turmas passaram pela BE para assistir.
Para além do teatro contámos, ainda, com a presença do nosso querido e saudoso Luís de Camões que leu para o publico presente, alguns dos seus poemas. Ficam as imagens possíveis.






quarta-feira, 22 de abril de 2015

Educação literária

Hoje, na BE Mãe Soberana, trabalhámos as obras recomendadas pelas metas, A Flor vai ver o Mar de Alves Redol (1º ano) e Histórias com Recadinho de Luísa Dacosta (4º ano).
Depois da leitura e atividades de compreensão, os alunos levaram para realizar em sala de aula uma ficha e outras atividades complementares.










segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sensibilização ao ensino articulado

Decorreu, no passado dia 14, na BE Mãe Soberana, uma ação de sensibilização ao ensino articulado promovida pelo Conservatório de Música de Loulé, para os alunos do 4º ano.




Encontro com o ilustrador André Letria

 André Letria  nasceu em Lisboa, em 1973.
Trabalha como ilustrador desde 1992, ilustrando regularmente livros para crianças e colaborando com diversas publicações periódicas. Ganhou diversos prémios donde se destacam o Prémio Nacional de Ilustração, em 2000; o Prémio Gulbenkian, em 2004; ou um Award of Exellence for Illustration, atribuído pela Society for News Design (EUA). Está publicado em diversos países, como EUA, Inglaterra, Espanha ou Turquia.

Nos dias 4 e 6 de maio marcará presença nas nossas bibliotecas com o apoio da Biblioteca Municipal de Loulé - Sophia de Mello Breyner Andresen, a quem agradecemos desde já todo o esforço despendido.





domingo, 19 de abril de 2015

JI Mira Serra - Hora das Emoções

No âmbito do projeto Hora das Emoções que a psicóloga Carla Silva está a dinamizar com os alunos   da sala 3 do JI Mira Serra, no qual a BE também é parceira,deixamos os lindos desenhos por eles produzidos e que traduzem  as emoções já trabalhadas: Alegria, Medo e Raiva.




sábado, 4 de abril de 2015

A Força do Andor

A Força do Andor dá nome a uma interessante exposição, da autoria de Verónica Castro e Helena Inverno, patente no Convento de Santo António. Inspirada na Festa da Mãe Soberana, a exposição integra, também, trabalhos elaborados pelos alunos do 3º e 4º anos da EB1 Mãe Soberana como resposta ao desafio lançado pelo Museu Municipal, aquando das ações realizadas na escola, no âmbito da iniciativa de inscrever a Festa da Mãe Soberana no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Vale a pena visitar a exposição e apreciar os belos trabalhos dos nossos alunos. Deixamos algumas imagens, as que permitiram  melhor captação, mas  todos os trabalhos são dignos de registo e merecem o nosso apreço.
Parabéns a todos!






quinta-feira, 2 de abril de 2015

Be Horta/ 2 de abril - Dia Internacional do livro Infantil




O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente no dia 2 de abril.
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.