quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hora do conto - A Festa de Anos

Os alunos do 1º ano do professor Ilberto estiveram na Biblioteca EB1 Mãe Soberana a ouvir a história  A Festa de Anos de Luísa Ducla Soares.  Antes da leitura, os alunos observaram várias imagens, algumas relacionadas com o conto, outras não, com o objetivo de criar expectativa em relação ao seu conteúdo. 
Através de algumas perguntas, os alunos fizeram previsões sobre o conto.

Depois de ouvirem a história, os alunos  fizeram o reconto e um lindo cartaz que concluíram na sala de aula com a ajuda do professor.

Os alunos da EB1/JI de Gilvrasino (3º/4º ano) estiveram na Biblioteca Escolar EB1 Mãe Soberana. Ouviram a história Tino Tonto. De seguida exploraram as diferentes áreas da biblioteca. Foi uma manhã divertida.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Horta Pedagógica

Os alunos do 4º A e do 4º B da EB1 Mãe Soberana estiveram a limpar a horta e a colher grelos. De seguida plantaram alfaces, morangueiros, cebolinho e semearam abóboras.As plantas e as sementes foram oferecidas pelos encarregados de educação. Depois de tratar de horta foram lavar e cozinhar os grelos. No final estas duas turmas adoraram comer " Grelos salteados ".

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hora do conto - Corre, corre cabacinha

Os alunos da EB1 da Estação estiveram na Biblioteca Escolar EB1 Mãe Soberana. Para além de uma pequena formação de utilizadores os alunos ouviram a história  Corre, corre, cabacinha. De seguida exploraram as diferentes áreas da biblioteca. Foi uma tarde muito divertida.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mahura

Carla Dias,tia da aluna Joana do 2ºB, esteve na biblioteca EB1 Mãe Soberana a contar uma linda história "Mahura" aos alunos desta turma. Foi um momento de magia.

A menina da lanterna

Ainda no âmbito da semana dos afetos a professora de música da EB1 Mãe Soberana com o apoio da professora de Inglês preparou com os alunos do 1º ano um lindo teatro de sombras chinesas " A Menina da Lanterna". O teatro foi apresentado  na biblioteca para todas as outras turmas da escola.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Noticias do 1º A

Já percorreram tanto...
Mas a vida é assim!
Fizeram desdobráveis: mediram, dobraram, escreveram e enfeitaram.
Rasparam os lápis de cera, passaram a ferro e eis novas figuras geométricas.
A arte ao dispor das áreas curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Educação Civica, o partilhar ideias, materiais, o respeitar o outro, criar trabalho!

Noticias do 1º A

Grande dia hoje!
A Bárbara fez anos e a mãe ofereceu uns lindos cupcakes! E o da Kitty, imaginem foi para a professora. Parabéns Bárbara e à mãe!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Hora do conto - Pedro Malasartes

Os alunos do 4º ano da professora Cidália estiveram a ouvir o conto - Pedro Malasartes de António Mota.

Sinopse- Era uma vez um menino chamado Pedro Malasartes que passava o dia a fazer asneiras. Qualquer recado que a mãe o mandasse fazer, vinha sempre um disparate a caminho. Então não é que um dia a mãe arranjou um pano comprido de linho e disse ao filho: " Este pano vai servir para taparmos os nossos buraquinhos", e Pedro Malasartes na ausência dela, resolveu cortar o pano em tirinhas e meteu-as nos buracos da casa. No dia seguinte, a mãe disse ao Pedro para ir à feira comprar um porco. E como é que ele fez para o trazer para casa?


Sessão de Informação - Educação sexual

A Enfermeira Emilia Corral da equipa de Saúde Escolar, esteve na Biblioteca da EB1/JI Horta de Santo António com as turmas do 4º ano.  As turmas assistiram ao filme - Crescer em saúde - Quero conhecer-me. No final todos os alunos puderam esclarecer algumas dúvidas com a enfermeira .


Sessão de Informação - " Higiene Postural"

Decorreu na Biblioteca Escolar EB1 Mãe Soberana para as turmas do 2º ano, duas sessões sobre "Higiene Postural" orientadas pela Fisioterapeuta do Centro de Saúde de Loulé, Drª Helena Gomes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Concurso " A Amizade" - As melhores frases...


EB1/JI Horta de Santo António
  • Com amor e caridade constrói-se a amizade! - Marta Segundo - 4ºB
  • Com a amizade no ar vamos por todo o mundo a cantar. - Mariana Gomes - 4ºA
  • A amizade é uma rosa dentro de nós que perfuma a nossa vida. - Inês - 3ºB
  • A amizade é a porta que abre o coração de alegria. - Maria Beatriz- 3º B
  • A amizade existe quando há: respeito, confiança, amor, carinho e ternura. - Inês Mealha-  3º A
  • A amizade é mágica: brilha no nosso coração!- Nicole Elias -2º B
  • Sem limites ou fronteiras a amizade vence barreiras. - Bernardo - 2º A
  • A maior riqueza do mundo são os nossos amigos- Rodrigo Tomé- 1º B
EB1 Mãe Soberana
  • A amizade é um coração cheio de emoção... É como cantar uma canção.- Clara - 4ºB
  • A amizade é uma flor no nosso coração! - Marlene - 4º C
  • A amizade é como um cobertor que nos aconchega num dia temporal.- Íris - 3º A
  • A amizade é um mar de harmonia, tem conchas de amor e estrelas de alegria.- Helena-2ºB
  • A amizade é sorrir e partilhar.- Nicole - 1º B
  • A amizade é saber apreciar as coisas simples da vida. - Beatriz - 1º A
  • A amizade é : Olá queres ser minha amiga?- Inês - 1º A

Semana dos Afetos


Hoje é dia de São Valentim ou Dia dos Namorados. É também Dia dos Afetos, para lembrar a importância de um abraço, de uma palavra simpática para quem nos rodeia.
Os professores das atividades de enriquecimento curricular da EB1 Mãe Soberana comemoraram este dia com algumas canções sobre a amizade.  


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Carnaval na EB1/JI Horta de Santo António

Foi um dia cheio de alegria e muita CRIATIVIDADE.
Os fatos dos alunos do Jardim de Infância estavam uma maravilha, as malas e as  gravatas do 1º ciclo estavam lindas. Os encarregados de educação estão de parabéns, pois foram eles os criadores destas obras de arte.

Carnaval na EB1 Mãe soberana

Foi um dia diferente e muito divertido.

Máscaras

Na biblioteca  EB1 Mãe Soberana a maioria das turmas fizeram lindas máscaras de Carnaval no período das atividades de enriquecimento curricular .

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hora do conto - A girafa que comia estrelas

Os alunos do 2º ano da professora Maria do Carmo estiveram na biblioteca a ouvir a história " A Girafa que comia estrelas" de José Eduardo Agualusa. História sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com a cabeça cheia de frases feitas.
No final os alunos estiveram a fazer um jogo com provérbios.

Dia da Internet Segura 2013


Sessões informativas e de sensibilização à utilização segura da Internet, na Biblioteca Escolar EB1 Mãe Soberana e na Biblioteca Escolar EB1/JI Horta de Santo António, com os alunos do 4ºano . No final de cada sessão foi distribuído o Guia - Internet Segura.

Carnaval a dançar

Estão todos convidados a participarem e/ou assistirem ao evento da responsabilidade da professora Antonieta Semedo, no âmbito das festividades de carnaval e de uma "Escola ativa", no dia 6 de fevereiro, pelas 15h30m, na cerca do convento junto da CML. 
O principio será dançar para animar e interagir com a comunidade, inserido no projeto "UNIR É EDUCAR".
 É livre para quem quiser dançar connosco.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dia da Internet Segura 2013 - 5 de fevereiro

O Dia da Internet Segura, que todos os anos acontece em fevereiro, será assinalado no próximo dia 5, embora as atividades correspondentes se possam estender ao longo de duas semanas – 4 a 16 de fevereiro 2013. A organização internacional que promove este dia, o Insafe, escolheu como tema para 2013 a questão dos direitos e responsabilidades de quem navega pela internet e, como lema, a expressão, traduzida para português:

                        "Liga-te, mas com respeitinho...". 



Tal como em anos anteriores, ao longo desta semana, na biblioteca EB1 Mãe Soberana e na Biblioteca EB1/JI Horta de Santo António, irão decorrer atividades neste âmbito : 
- Sessões informativas e de sensibilização à temática "Segurança na Internet" para os alunos do 4º ano;
- Distribuição do "Guia do Utilizador  Seguranet"; 
- Visionamento de vídeos sobre a temática disponíveis no site da Seguranet e outros; 
- Exploração com os alunos dos Jogos educativos da Seguranet.

Sites de interesse :
- Navega Seguro
- Segurança na internet
-Sabes com quem estás a falar? - Desenhos animados 


Semana dos Afetos - 2013

No âmbito da semana do afetos (de 4 a 14 de fev.) as bibliotecas, EB1 Mãe Soberana e EB1/JI Horta de Santo António promovem o concurso " A Amizade".


                                                                                  Participa

Hora do conto - Tino Tonto

Os alunos do 4º ano da professora Íris estiveram na biblioteca a ouvir a história - Tino Tonto - Patacrúa. 

Sinopse - O Tino Tonto esforça-se por encontrar um trabalho à sua altura e experimenta diferentes ofícios: na segunda-feira procura trabalho na alfaiataria, na terça-feira em casa de uns lavradores, na quarta-feira na taberna… Depois de divertidos contratempos e aparatosos fracassos laborais, e quando já ninguém nas redondezas o contratava, o seu empenho e otimismo vão ser recompensados quando chega à casa do coveiro da aldeia mais próxima.

 A seguir à história fizeram um jogo com provérbios. Por fim cada aluno escreveu e ilustrou um provérbio que conhecesse e apresentou aos colegas.

Sistema reprodutor


Os alunos do 3º ano da professora Maria de Deus estiveram na biblioteca a assistir, a um pequeno filme sobre o sistema reprodutor. O filme foi  realizado pelo aluno Hugo Oliveira.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Simetrias - Noticias do 1º A

Mais uma vez a professora Helena: "Meninos, vamos trabalhar com as cores primárias, o amarelo, o azul e verde". Dobraram uma folha A4 ao meio, vincaram para marcar o eixo de simetria. Depois foi só colocar uns pinguinhos de tinta, dobraram, fizeram umas "festinhas" à folha e eis o resultado. Fizeram as máscaras para o Carnaval!
Ah e já agora, no dia 6 de fevereiro pelas 15h15m, esta turma vai atuar na Cerca do Convento, para festejar, com muita dança e alegria, o Carnaval com os nossos amigos da UNIR!
UNIR É EDUCAR

Noticias do 1ºA

Já sabemos ler! Ora,oiçam lá que é lindo: