quinta-feira, 31 de março de 2011

Visita de estudo à Fonte da Benémola

A turma do 4º ano da professora Rute fez uma visita de estudo à Fonte da Benémola e adorou a experiência.
Texto colectivo sobre a visita - " No dia 29 de Março de 2011, fomos fazer uma visita de estudo à Fonte da Benémola.Com a ajuda de um guia conhecemos espécies de flores: orquídeas, piteiras e aroeira.....

Ficámos a saber a história dos abelharucos, uns pássaros muito bonitos. Passámos por um ribeiro, sempre com a esperança de vermos alguns cágados.Lanchámos numas mesas de pedra que lá haviam e trouxemos algumas pedras muito bonitas de recordação.

Foi uma bela experiência que esperamos voltar a repetir."


Animais em vias de extinção

A turma do 3º ano da professora Manuela Cardoso esteve na biblioteca escolar a apresentar vários trabalhos sobre os animais em vias de extinção. Muitos dos trabalhos foram apresentados em photo story , pois depois da formação de photo story feita na biblioteca os alunos ficaram muito motivados e utilizam este programa com muita facilidade.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Hora do conto - " A que sabe a lua"

Os alunos do Jardim de Infância das Hortas de StºAntónio ,da educadora Virginia estiveram na biblioteca a ouvir o conto " A que sabe a lua". *
Sinopse: Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada? Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la... Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la"


Dia do pai

Comemorações do Dia do Pai na EB1/JI Horta de Stº António - Turma do 1º ano da professora Celina.
Na passada segunda- feira, dia 21 de Março, esta turma comemorou o Dia do Pai.
Muitos pais estiveram presentes e participaram na festa e os alunos apresentaram um power -point com várias mensagens para os pais.



Semana da Leitura - Voluntariado

No âmbito da Semana da Leitura e como voluntariado, uma atitude saudável de colaboração na vida da comunidade Louletana, a turma do 3º ano da Professora Antonieta visitou a UNIR - Associação dos Doentes Mentais, Família e Amigos do Algarve, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.).

Esta instituição tem pessoas com várias doenças mentais que desenvolvem trabalhos, tais como: bijuteria, acessórios diversos, trabalhos de expressão plástica, etc.

Carolina Gregório, 9 anos - " Eu considero muito importante o facto dos doentes terem a Unir para estar. Isso faz com que se sintam pessoas mais úteis"

Rodrigo Gonçalves, 9 anos - " Um senhor chamado José Paulo que é o dinamizador guiou-nos e apresentou-nos todos os espaços da UNIR"

Raquel Neto, 9 anos - " Nós fomos dançar para eles e o utente Paulo Rui na segunda vez dançou connosco, ele era o mais engraçado. A Unir é uma instituição que cuida de pessoas muito especiais. Ainda bem que há uma em Loulé"


Muitas histórias na Semana da Leitura

Muitos foram os pais/encarregados de educação/outros familiares e pessoal docente e não docente que contaram histórias na Semana da Leitura

Semana da Leitura - EB1/JI de Gilvrasino

domingo, 27 de março de 2011

Poesia

Poema realizado pela turma do 1º ano da professora Celina para festejar o Dia Mundial da Poesia e da Floresta, bem como a chegada da Primavera

Poema realizado pela turma B do 2º ano da professora Sofia, depois de ouvir o conto "Doutor Megalhães" da escritora Rita Sobral.


Todos os materiais

vivem em alegria.

São muito especiais

e estão, em harmonia!

*

O Pc "megalhães" chegou

para ajudar.

O material ficou

a desesperar.

*

O António muito contente

o "megalhães" quis guardar.

O material carente

aprendeu a partilhar.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Semana da Leitura 2011 - " Salvemos a Floresta"

Uma vez que a Semana da Leitura de 2011 centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA, a Associação ALMARGEM também colaborou e participou nas actividades, através de sessões informativas e de sensibilização para a preservação da floresta.


Alunos contadores de histórias



Na semana da leitura alguns alunos do 4º da EB1 Horta de Stº António contaram histórias aos seus colegas.

Semana da Leitura 2011 - Toca a ler +

No dia 15 , durante 15 minutos, das 9h45 às 10h00, em todos os serviços do nosso Agrupamento, foi tempo de leitura.
Vamos ver como foi na EB1 Mãe Soberana e EB1/JI Horta de Stº António.

Semana da Leitura 2011 - Concurso Às da Leitura

Perante um júri constituído por cinco elementos, entre pessoal das bibliotecas, professores de Língua Portuguesa, Direcção e Encarregados de Educação, alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, prestaram provas de leitura, tendo sido seleccionado o "Às" em cada um dos anos. As provas decorreram durante todo o dia de quarta-feira.
Na sexta feira na presença de um público constituído por alunos participantes e vencedores nos concursos de leitura, professores, encarregados de educação, e outros convidados, procedemos à entrega dos certificados e de lembranças, a todos os alunos envolvidos no concurso "Às da Leitura".
A música também marcou presença, pelas vozes dos irmãos Tomé e Catarina Teixeira, a que se juntaram outros alunos para a interpretação de um rap. A Cátia Silva, com a sua voz soberba, deliciou-nos com um magnífico fado da Mariza.

Semana da Leitura 2011

Durante a semana da leitura a professora Mércia contou a história da Luisa Ducla Soares, "A Menina do Capuchinho Vermelho do Século XXI" a vários grupos de alunos, distribuídos pelas escolas EB1 Mãe Soberana, EB1 de Gilvrasino e EB1da Estação. Sinopse: O Capuchinho Vermelho estava farto de viver num livro antigo e numa história antiga, por isso, quando apanhou o João a ler a sua história, pediu-lhe que a ajudasse a saltar do livro para a vida real do século XXI. O menino acedeu ao seu pedido. A Menina, em convívio com o leitor João, participou em várias aventuras, contactando com factos da vida moderna, muito diferentes daqueles que viveu no tempo antigo. Chegou mesmo a reconciliar-se com o seu maior inimigo do passado: o lobo. Apercebendo-se de que o lobo ibérico estava em vias de extinção, quando visitou uma reserva de lobos, apadrinhou um lobito.No final ficou uma dúvida: A Menina continuaria a viver no século XXI ou regressaria à sua história original? Ajudem o Capuchinho a decidir!
A Professora Mércia Iniciou a actividade, fazendo uma antecipação da história, mostrando aos alunos, imagens de elementos que entravam na mesma, para que estes, imaginando o papel de cada uma, a percebessem melhor. Para finalizar, foi exibido um pequeno filme de sensabilização à extinção das espécies animais terrestres e marítimas.

Semana da Leitura 2011 - Dramatização - A Galinha Ruiva

Os alunos do 2º ano da Professora Sofia apresentaram o conto

" A Galinha Ruiva" de António Torrado.

Semana da Leitura 2011 - Dramatização - Todos no Sofá

Os alunos do 1º ano da Professora Celina apresentaram o conto "Todos no Sofá" de Luísa Ducla Soares aos alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo.

Semana da Leitura 2011- Jardim de Infância Mira Serra


Semana da Leitura 2011- Livro-Paper

Os alunos do 3º ano do Professor Ilberto fizeram no 4º dia da semana da leitura um Livro - Paper sobre a obra do PNL- "Os Primos e a Bruxa Cartuxa". As pistas estavam espalhadas por toda a escola. Foi muito interessante.

terça-feira, 22 de março de 2011

Semana da Leitura 2011 - Escritora Rita Sobral e Andreia Timor

A escritora Rita Sobral esteve nas Bibliotecas do 1º Ciclo e contou uma das histórias do seu último livro - "Um Sopro de Amizade". Nesta obra são apresentados dois contos: A Menina e a Magia do Vento e Uma Amizade Silenciosa.
A história escolhida pela escritora foi "Uma amizade Silenciosa" - que fala da amizade entre uma árvore e uma estrela.
Depois a Andreia Timor cantou uma linda canção sobre esta amizade silenciosa.Foi um momento lindo onde todos cantaram com muita emoção. Obrigada Rita Sobral e Andreia Timor.

Canção - Gosto de Ler - EB1/JI Horta de Stº António

Letra e coreografia - 2ºano da professora Natacha

No último dia da Semana da Leitura e para encerrar esta semana tão rica de actividades, nada melhor que toda a escola EB1/JI Horta de Stº António, desde o Pré - escolar até ao 1º ciclo a cantar GOSTO DE LER.
Agradecemos aos professores das AECs - educação fisica e educação musical que ajudaram na gravação da música e a ensaiar todos estes alunos.

Canção - Mundo de Leitura - EB1 Mãe Soberana

Letra- Alunos do 4º ano da Professora Rute
Coreografia - Alunos do 2º ano da Professora Íris

No dia 15 de Março, segundo dia da semana da leitura, todos os alunos da EB1 Mãe Soberana cantaram esta canção onde fala sobre a importância de leitura.



segunda-feira, 21 de março de 2011

Semana da Leitura - 2011 - Afonso Dias no 1º ciclo

Semana da Leitura - EB1 da Estação




Semana da Leitura - 2011

No âmbito de mais uma edição da Semana da Leitura, entre os dias 14 e 18 de Março, por todas as Escolas e Jardins de Infância do nosso agrupamento, e em especial nas Bibliotecas Escolares, muitas actividades foram realizadas para a promoção da leitura e do livro.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé assinalou o início das actividades da Semana da Leitura no nosso Agrupamento, com uma exibição junto ao anfiteatro exterior, inaugurando-se, assim, o projecto resultante de uma articulação entre a biblioteca escolar e os alunos de Educação Tecnológica do professor Rocha Almeida, no âmbito do mês Internacional das Bibliotecas Escolares (Outubro 2010). A este evento juntaram-se, também, alunos da EB1 Mãe Soberana - 2º ano da Professora Íris e 4º ano da Professora Rute e da EB1 Horta de Stº António- 2º ano da Professora Natacha para apresentação de duas canções, de sua autoria.


terça-feira, 15 de março de 2011

Actividades do PLNM

Actividade realizada pela professora Mércia Fonseca, no âmbito do projecto PREAA, aliada ao PLNM. Foram utilizadas pedras pintadas pelos alunos da professora Ana Rita, fotografias e desenhos, para o reconto da história "O Maior Puzzle do Mundo, de Helena Tapadinhas. As vozes são de alunos estrangeiros, dos 6 aos 10 anos, de ambas as turmas da referida escola.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Semana da Leitura na Biblioteca Municipal de Loulé

De 14 a 18 de Março, a Biblioteca Municipal de Loulé irá celebrar a Semana da Leitura com várias actividades para público adulto e infantil. No primeiro dia, 15, terça-feira, pelas 18h30, será a vez de Inês Mestrinho encantar os mais pequenos com contos, porque «quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto.» Na quarta-feira, dia 16, pelas 19h00, esta iniciativa recebe Eduardo Ramos com um recital de poesia para crianças, com poesia escrita por José Fanha. Já na quinta-feira dia 17, pelas 21h30, contará com a narrativa de Jorge Serafim. Esta é recheada de muito humor com pitadas de stand up comedy. Dono de uma dinâmica singular, Serafim consegue envolver o público que o rodeia pois, se quem conta um conto acrescenta um ponto, Jorge Serafim acrescenta dois ou três pois tem o humor à flor da pele e promete uma sessão que será, sem dúvida, recheada de gargalhadas e boa disposição.
Na sexta- feira dia 18 , será celebrado com um recital de poesia cantada por Afonso Dias. Afonso Dias canta poemas seus e de Camões, Pessoa, Aleixo, Almada, Florbela, Régio, Sophia, Torga, Natália, O’Neill, Ary, Zeca… - “a canção é poesia ajudada” – Fernando Pessoa.
ENTRADA LIVRE

"Missão Unidos pelo Planeta" - Vamos ser positivos acerca da energia

Texto elaborado pela turma do 4º ano, turma B - Professora Rute
No dia 11 de Março os alunos do 4º ano ( professoras Rute e Maria do Carmo), assistiram na biblioteca escolar a uma sessão sobre as fontes de energia , eficiência energética e mobilidade sustentável . Aprendemos que é importante poupar energia, mudar as nossas atitudes e comportamentos de forma a ter um planeta mais sustentável mais "saudável".
Existem várias fontes de energia, umas que são renováveis(solar, geotérmica,eólica,hídrica, biomassa) e outras que são não renováveis (petróleo, carvão, gás natural e nuclear).
O objectivo desta sessão foi alertar-nos para a problemática da energia e motivar -nos para a participação no concurso "Brigadas Positivas".
Assim vamos dividir a turma em equipas e escolher um tema sobre energia.
Foi uma experiência divertida, interessante porque o tema é importante para a nossa vida futura.
Quadras sobre a Energia
Poupar energia
é muito interessante
pois o planeta
é muito importante -- Francisco Arraia
*
A minha missão
vou cumprir
fechar a torneira
e depois sorrir -- Inês Pinto e Eva Gonçalves
*
Vamos salvar o planeta
com muita alegria
não podemos desperdiçar
o nosso dia à dia -- João Fernandes e Alexandra Farinho
*
Luz apagada
torneira fechada
vamos trabalhar
para o planeta ajudar --- Damaris, Vlad e Diogo
*
Brigadas Positivas
vamos criar
para o planeta
pudermos salvar -- Tomé e Ricardo

domingo, 13 de março de 2011

Semana da Leitura - De 14 a 18 de Março

Apoio ao Desenvolvimento Curricular

Os alunos do 3º ano do Professor Ilberto estiveram na biblioteca a visionar um filme sobre os astros, por forma a sistematizar conhecimentos adquiridos sobre este tema.

Hora do Conto



As turmas do 1º ano das Professoras Marina e Manuela - EB1 Mãe Soberana - estiveram na biblioteca a ouvir o conto "O moleiro, o menino e o burro ". As professoras contaram a história e depois todos visionaram o filme do mesmo conto.

Caixa de Saudades

Os alunos do 4ºano da Professora Rute estiveram a trabalhar a obra " Caixa de Saudades" de Rosário Alçada Araújo.

Sinopse:
A ourivesaria do avô Ernesto sempre cheirara a mistério. E é naquela loja, entre ouros e pratas, que o Dinis conhece o anão Clemente. Quando este novo amigo lhe fala da Caixa de Saudades - o sítio onde os homens guardam aquilo que não se vê - o Dinis fica baralhado. Que será a Caixa de Saudades? E onde é que ela se encontra?

Depois com a ajuda dos encarregados de educação cada aluno fez a sua caixa de saudades com recordações muito especiais no seu interior.

terça-feira, 8 de março de 2011

Desfile de Carnaval - 5 de Março

No desfile de carnaval, no sábado, pelas 15h, os "Stompitos" novamente encantaram e mostraram o que de bonito se faz na nossa escola: tocaram e dançaram.

O Carnaval nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento

Muitas actividades foram feitas nas escolas para brincar ao Carnaval. Nas bibliotecas alguns alunos fizeram máscaras e trabalhos para a decoração das escolas. Na sexta feira dia 4 de Março, na EB1 Horta de Stº António teve lugar o desfile de perucas, na EB1 Mãe Soberana dançaram a "Marcha de Carnaval" e na EB1 da Estação também brincaram ao Carnaval. Em todas as escolas os alunos, pessoal docente e não docente estavam vestidos a rigor.
Viva ao Carnaval .....


CARNAVAL EM MOVIMENTO

No âmbito do Projecto Escola Activa e do Projecto Educação para a Saúde os alunos da EB1 Horta de Stº António no dia 3 e os alunos da EB1 Mãe Soberana no dia 4, foram a pé desde as respectivas escolas até ao Pavilhão Municipal .
No Pavilhão participaram num Circuito de actividade física.


quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia Internacional da Protecção Civil - 01/03/2011

No âmbito do Ano Internacional do Voluntariado e inseridas nas comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé no dia 1 Março desenvolveu uma acção de divulgação com um Stand na Avenida José da Costa Mealha seguido de um Simulacro no Cine-teatro Louletano. Este simulacro incidiu num exercício de evacuação do edifício, na sequência de um incêndio. Nesta operação, estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais, GNR e outras forças ligadas à Protecção Civil, e participaram alunos do 3º e 4º anos das nossas escolas que tiveram a oportunidade de acompanhar o processo perante uma situação de catástrofe.

Texto de Ricardo Lourenço - 4º ano - Professora Nélia

Para comemorar o Dia Internacional da Protecção Civil, fui com a minha turma ver simulações de segurança e a demonstração de viaturas utilizadas pelos Bombeiros Municipais de Loulé, na Avenida José da Costa Mealha.
Ouvimos como deveríamos reagir em caso de sismo, incêndio e tsunamis e foi salientada a importância de ter um plano de emergência em casa, na escola e nos centros comerciais.
Fizemos um simulacro de um sismo e de um incêndio. Estávamos no interior do cine teatro e, após ouvirmos a sirene, tivemos que sair em fila indiana em direcção à saída de emergência para o exterior. Quando saímos, vimos fumo que saía da janela do primeiro andar do cine teatro. De seguida chegaram os Bombeiros Municipais com o camião auto - escada com o qual foram socorrer uma pessoa que estava no primeiro andar e apagaram o fogo com a mangueira. A participação nestes simulacros são importantes para sabermos como devemos reagir e não entrar em pânico quando estivermos em perigo.

terça-feira, 1 de março de 2011

Trabalho de Pesquisa sobre os Astros

Os alunos do 4º ano da Professora Rute, em pequenos estiveram na biblioteca a pesquisar sobre os astros. Depois organizaram as ideias e fizeram vários trabalhos sobre esta temática.