quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Está na Hora da Leitura


_ Que tarefa complicada a de Osvaldo: levar uma couve, uma ovelha que gosta de couves e um lobo que gosta de ovelhas até à feira



Os alunos do 2º ano da Professora Mércia estiveram a ler a História "Um Lobo pela trela" de Guido Visconti e Daniella Vignoli

Todos concordaram que a história é muito interessante, e que o Osvaldo tinha um grande problema para resolver.

Depois da história fizeram o resumo :
Um Lobo pela trela
Era uma vez o agricultor Osvaldo que tinha as ovelhas mais gordas e as couves mais repolhudas.
Um dia, Osvaldo foi à feira vender a ovelha mais gorda e a maior couve. Teve que levar também o lobo, preso por uma trela, se não ele atacava o rebanho, enquanto Osvaldo ia à feira.
Osvaldo tinha que atravessar um rio, numa barca pequena e só podia levar uma coisa de cada vez.
Levou primeiro a ovelha e deixou o lobo com a couve, na outra margem, assim o lobo não comia a ovelha. Voltou e levou o lobo para o outro lado, mas trouxe a ovelha de volta. Levou a couve para o outro lado onde estava o lobo e deixou a ovelha sózinha. Voltou a ir buscar a ovelha.
Teve que fazer quatro viagens.
Nunca podia deixar a ovelha com a couve, nem a ovelha com o lobo.
FIM
Também fizeram uma ficha de leitura sobre a história e uma sopa de letras.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Biblioteca Municipal - Oficina "Uma Viagem pelo Reino das Vralapas"


No dia 26 de Novembro os alunos do 3ºano da professora Isabel foram à Biblioteca Municipal fazer uma viagem pelo Reino das Vralapas.
A sessão iniciou-se com a apresentação de todos. Depois deitados partiram para uma viagem pelo imaginário de cada um, com as pista que o Paulo Condessa lhes dava.


Depois da viagem, era necessário colocar no papel aquilo que vivenciaram no seu imaginário. Primeiro indvidualmente e depois em pequenos grupos.



Como não podia deixar de ser, chegou a hora de apresentar ao grande grupo aquilo que cada um sentiu.




A sessão acabou com uma linda canção:
Além no mar, mar, mar
Além no mar, mar, mar
Além no mar, mar, mar
O peixinho arco-iris
Foi passear, foi passear
Encontrou um tubarão
Que o papou, que o papou
E ficou todo amarelo
Mas que graça, mas que graça.
Opinião dos alunos sobre a actividade:
- Foi muito giro, eu gostava de repetir outra vez;
- Gostei muito quando imaginámos, quando fizémos os nossos textos;
- Gostei quando misturámos as palavras;
- Gostei muito da canção;
- O que fizemos é muito importante para a nossa imaginação, é bom fazer coisas diferentes;
- Eu gostei muito, o senhor chamava-se Paulo Condessa;
- Gostei muito quando tinhamos que fazer o que o senhor dizia;
- Gostei , fiquei muito relaxado;
- Gostei de ler e andar ao mesmo tempo;
- Gostei de escrever muita coisa, até ocupei o papel todo;
- Gostei de misturar palavras.

Na sala de aula:
Trabalho colectivo baseado na actividade - Oficina " No Reino das Vralapas"
No Reino das Vralapas
Era um Reino pequeno e pouco colorido.
Fechámos os olhos e fomos até ao planeta das almalavras.
Encontrámos o anjo da guarda, era um poeta maluco, abriu-nos um cofre onde estava guardado um grande segredo.
Quando o cofre se abriu sairam palavras coloridas e alegres que saltaram para os nossos corações.
amizade alegria amor carinho paz amigos
Quando regressámos encontrámos os nossos amigos. Voltámos com muita paz e alegria para dar a todos os que necessitam.
Teresa

Rita
Felipe





Felice




Alguns trabalhos realizados na sala de aula

História "A Princesa Baixinha" de Beatrice Masini e ilustração de Octavia Monaco



Foi contada esta história na Biblioteca Escolar a algumas turmas do 3º e 4º ano. É uma história muito interessante em que a princesa apesar de pequena, têm muita coragem para enfrentar as situações que lhe aparecem e tentar fazer o bem.
Os alunos gostaram muito da história e ainda mais da proposta de trabalho que lhes foi lançada.

Foi pedido que divididos em pequenos grupos, fossem escritores por um momento. Cada grupo fez a sua história, e mais tarde apresentou aos colegas.
As histórias tinham que ter como personagem principal uma princesa.
Surgiram várias histórias, muito interessantes: A princesa comilona, A princesa preguiçosa, A princesa medrosa, A princesa corajosa, A princesa refilona etc.

Uma das histórias foi:

A Princesa Medrosa

Era uma vez uma princesa muito rica mas tímida e por isso tinha medo de enfrentar as pessoas. Vivia triste e sem amigos.
Um dia, saiu à rua e as pessoas gozavam com ela.
Muito triste foi a casa da avó e disse:
-Avó, estou muito triste porque quando vou à rua todos gozam comigo.
A avó para a consolar disse-lhe:
- Toma este chá especial de hortelã pimenta ele vai ajudar-te a arranjar amigos.
E, logo se sentiu melhor.
No dia seguinte, acordou e sentiu-se muito bem disposta.Arranjou-se e saiu à rua.Cumprimentava as pessoas e assim arranjou muitos amigos.
Aos amigos contou o que se passou e eles ajudaram-na a ser feliz.
Alunos do 3º ano













quarta-feira, 21 de novembro de 2007

"ESTÁ NA HORA DA LEITURA"



A TURMA DO 2º ANO DA PROFESSORA CELINA ESTEVE A TRABALHAR A HISTÓRIA RECOMENDADA PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA - "AS MOEDAS DE OURO DE PINTO PINTÃO"DE ALICE VIEIRA.

A PROFESSORA ELABOROU UM GUIÃO DE LEITURA QUE OS ALUNOS PREENCHERAM COM MUITO INTERESSE, POIS GOSTARAM MUITO DESTA HISTÓRIA.




A HISTÓRIA DO PIROLITO




TEXTO COLECTIVO ESCRITO E ILUSTRADO PELOS ALUNOS DO 2ºANO DA PROFESSORA CELINA


quinta-feira, 15 de novembro de 2007

HORA DO CONTO

"Carlota Barbosa, a bruxa Medrosa"


de Layn Marlow, ilustração Joelle Dreidemy



A bruxa medrosa que perdeu o medo para salvar o amigo.






Foi uma manhã muito divertida na biblioteca.


Depois da história, os alunos inventaram outra com as mesmas personagens e por fim fizeram uma sopa de letras.


História "A Cigarra e a Formiga"


Na turma do 2º ano da Professora Mércia foi trabalhada a história tradicional "A cigarra e a Formiga".

Os alunos recontaram a história e fizeram uma banda desenhada.

sábado, 10 de novembro de 2007

DIA DE S. MARTINHO

No próximo domingo, 11 de Novembro, comemora-se o dia de S.Martinho.

A Nossa Escola comemorou no dia 9 de Novembro o Dia de S.Martinho .

Foram realizadas algumas actividades:

- Foi apresentado na Biblioteca Escolar a Lenda de S.Martinho;


- As crianças cantaram uma canção alusiva a este dia;


Para terminar os professores com os seus alunos foram comprar castanhas assadas, pois manda a tradição que no dia de S. Martinho não podem faltar as castanhas.


Adivinha

Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete


Provérbio


Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro

Biblioteca Municipal de Loulé

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares
22/10/2007

A Biblioteca Municipal, em colaboração com as Bibliotecas Escolares do Concelho de Loulé,organizou uma festa para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Estiveram presentes muitos alunos, encarregados de educação, professores e outros convidados.
Foram apresentados muitos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas várias Bibliotecas Escolares ao longo do ano lectivo 2006/2007.
A nossa Biblioteca foi representada por alguns alunos do 3ºano - "Momento de Poesia".
No final houve um beberete para todos e prendas para os alunos participantes.

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

No passado dia 22 de Outubro comemorámos o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares - "Aprender Mais e Melhor na Biblioteca Escolar"
A nossa Biblioteca organizou algumas actividades:
  • Formação de Utilizadores ;
  • Elaboração de um painel para colocar na Biblioteca - Zona de atendimento;
  • Hora do conto - Turmas do 1º ano - " História das 5 vogais" de Luísa Ducla Soares
  • Distribuição do Guia do Utilizador da Biblioteca Escolar;
  • Distribuição de Marcadores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

DIA MUNDIAL DO ANIMAL



No dia 5 de Outubro de 2007 assinalou-se o Dia Mundial do animal na EB1 Mãe Soberana.

Na Biblioteca escolar foi lida a história "Vida de Cão" que sensibilizou os alunos para o problema do abandono dos animais domésticos.

Seguiu-se um debate de ideias e opiniões onde os alunos participaram de forma sentida e até denunciante de casos de maus-tratos a animais.

Já na sala de aula, os alunos produziram textos e desenhos alusivos ao tema.